CENTRO DE INVESTIGAÇÃO APLICADA EM GESTÃO E ECONOMIA

CARME

Notícias

Membro Integrado do CARME – Ana Sargento participa em mesa redonda na CCDRC em Coimbra

No dia 28 de fevereiro de 2024, a Dra. Ana Sargento, membro integrado do CARME e professora adjunta do Instituto Politécnico de Leiria, participou, enquanto oradora, na mesa-redonda do evento “Planeamento: capacitar e robustecer a Administração Pública”, lançamento do novo modelo de simulação de impactos económicos à escala regional PReMMIA, organizado pelo PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública que se realizou na CCDRC em Coimbra

Membro Integrado do CARME – Teresa Eugénio vence 1º lugar do Prémio de Contabilidade “LUIZ CHAVES DE ALMEIDA” – 2023 – 31ª Edição

O 1º lugar do Prémio de Contabilidade “LUIZ CHAVES DE ALMEIDA” – 2023 – 31ª Edição, organizado pela APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade, foi atribuído a Teresa Cristina Pereira Eugénio (membro integrado do CARME), Cristiana Rodrigues Santos e Vítor Luís Carrasqueira dos Santos. O júri deliberou de forma unanime, em reconhecimento do trabalho intitulado “Provisões e Passivos contingentes – Que reconhecimento e relato pelas empresas portuguesas?”.

Projeto do CARME vence 1º lugar nacional dos European Enterprise Promotion Awards 2023

O projeto Link me up – 1000 ideias – Sistema de apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, foi distinguido com o 1º lugar, a nível nacional, do prémio European Enterprise Promotion Awards 2023, na categoria de “Promoção do Espírito de Empreendedorismo”. O projeto, liderado por Susana Rodrigues (PI) e com a participação de Ana Sargento, ambas investigadoras do CARME, financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020, União Europeia – Fundo Social Europeu, executado entre 12/02/2021 e 30/06/2023, com um valor de investimento total de quase 6 milhões de Euros, envolvendo um consórcio com 13 parceiros, contou com a participação de 13.328 estudantes, dos quais 313 internacionais e 675 empresas/organizações, das quais 46, internacionais.

O Projeto apoiou 1.706 ideias, desenvolveu 561.515 ações de sensibilização/capacitação/demonstração dirigidas a jovens estudantes e/ou empreendedores, e criou 21 empresas. 1.269 jovens/empreendedores que foram abrangidos no âmbito das ações do projeto, disseram que pretendiam criar o seu próprio emprego/empresa, 81% dos jovens estudantes do ensino superior consideram-se mais capacitados.  Integraram o consórcio os politécnicos de: Bragança, Beja, Cávado e do Ave, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Portalegre, Santarém, Tomar, Viana do Castelo, e Viseu.

O projeto link me up – 1000 ideias, desenvolveu-se em dois eixos distintos: a Cocriação de Inovação e o Concurso de Ideias.

A Cocriação de inovação consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes do ensino superior de diversas áreas, empresas/organizações e professores que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação nos “casos”. Os “casos”/Desafios,  são problemas reais/desafios que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura. 

As empresas enfrentam todos os dias desafios de natureza legal, económica, social, tecnológica, ambiental e internacional, além da incerteza e mudança. É neste contexto que a cocriação da inovação é importante como resposta aos desafios. Os estudantes do ensino superior são os consumidores /clientes do futuro e podem ajudar as empresas a preparem-se e a posicionarem-se para este target, bem como para as tendências e mudanças que se esperam nas organizações. 

O eixo Concurso de Ideias, tem como objetivo o desenvolvimento de um concurso de ideias e planos de negócio para seleção de projetos com potencial empreendedor com vista a criação de empresas.

 
 
Estudo de membro do CARME reconhecido como artigo com maior impacto

Através de uma revisão documental, o estudo de Espinoza (2023) [https://namibian-studies.com/index.php/JNS/article/view/966], centrou-se na produção e publicação de artigos de investigação relacionados com o estudo das PME e indicadores de crescimento, constantes da base de dados Scopus no período de 2017 a 2022.

A revisão identificou 124 publicações relacionadas com o estudo de PMEs e indicadores de crescimento. A área de conhecimento que mais contribuiu com o material bibliográfico sobre gestão de PMEs e indicadores de crescimento foi a de Business, Administration and Accounting, com 60 documentos publicados.

O artigo considerado com maior impacto foi o de Santos, Eleonora, Rui Alexandre Castanho, and Daniel Meyer. “Is Investment Contributing to Competitiveness in Nautical Tourism in the Atlantic Area?.” Water 14.19 (2022): 2964.  

Este artigo oferece uma visão original sobre a relação entre investimento, competitividade e crescimento económico no setor do turismo náutico, com foco no Espaço Atlântico durante a pandemia de COVID-19. As descobertas e análises do estudo fornecem conhecimento valioso para académicos, formuladores de políticas e profissionais da indústria que procuram entender e aumentar a resiliência e o potencial económico da indústria do turismo náutico no espaço Atlântico. 

Este reconhecimento deste estudo impactante solidifica ainda mais a reputação do CARME como um centro de excelência em termos de pesquisa aplicada.

 
Edição Especial: “Shaping the Quality of the Employee-Organization and the Employee-Work Relations: Assessing the Impacts of Internal Communication” 
Prazo para a submissão de manuscritos: 1 de Maio 2023
Edição Especial “Avaliação dos Impactos das Novas Formas de Liderança nos Trabalhadores e Organizações”: Será a Liderança um Assunto “Mais do que Atende os Olhos”?” Uma edição especial de Ciências Administrativas (ISSN 2076-3387).
Prazo para a submissão de manuscritos: 15 de Fevereiro de 2023
Alguns tópicos relevantes: liderança inovadora; liderança virtuosa; liderança sustentável; liderança responsável; liderança inclusiva.

Bolsa de Investigação (BI)

Bolsa de Investigação na área de Gestão e áreas afins.

A bolsa destina-se a estudantes de doutoramento inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para inscrição; ou estudantes de mestrado ou mestrado integrado inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para inscrição.

Duração da bolsa: A bolsa terá uma duração de 12 meses.

Para mais informações: https://www.euraxess.pt/jobs/839428 e https://www.ipleiria.pt/investigar/bolsas-idi/concursos-abertos/

 

Call for Papers – GECAMB 2022 – 9th Conference on Environmental Management and Accounting

Novo o prazo para a submissão de artigos para a 9th Conference on Environmental Management and Accounting, que tem como tema “Modernização e Responsabilização na Gestão Social e Ambiental e Contabilidade”. A conferência terá lugar na Universidade de Aveiro, nos dias 4 e 5 de Novembro de 2022, no formato virtual.

Este evento é co-organizado pelo CARME.

Datas a recordar:

26 de Setembro de 2022 – Prazo de entrega de trabalhos completos. Submeta o seu trabalho utilizando a Plataforma CMT.

10 de Outubro de 2022 – Resposta aos autores

17 de Outubro de 2022 – Prazo de registo dos autores

Comité Organizador:

Graça Azevedo, Alberto J. Costa, Francisco Carreira, Irina Saur-Amaral, Maria Anunciação Bastos, Teresa Eugénio

Para mais informações visite o website da conferência: https://gecamb.wordpress.com/

[Call for Papers]

CARME integra a Comissão Organizadora da Conferência SHAIO 2022

Nos dias 22 e 23 de Setembro de 2022 a Universidade de Aveiro irá sediar a IX Conferência Ibérica de Análise Input-Output. Este evento é organizado pelo grupo de investigação GOVCOPP (Research Unit on Governance, Competitiveness and Public Policies), em parceria com o CeBER (Centre for Business and Economics Research of the University of Coimbra), e o CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia.

 

Para mais informações visite o website: https://io9.shaio.es/en/

Special Issue “Water Governance Solutions towards Future Environmental Challenges” in Water, an open access journal indexed to Scopus (IF 3.530, Citescore 4.8). Submissions open until 15 July 2023. 

Some relevant topics: water governance; energy saving in water and wastewater systems; lifecycle assessment (LCA); water economy.

Investigadora do CARME entrevistada pela rádio Cister

Um estudo conduzido por duas investigadoras do CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia do Politécnico de Leiria, Eleonora Santos e Inês Lisboa, publicado na revista Water, conclui que a tecnologia baseada em algas tem o potencial de reduzir os custos operacionais de energia entre 0,05-0,41 EUR/m3 e 15,4-180,8 EUR/habitante, em comparação com as lamas ativadas e outros métodos convencionais. Esta tecnologia também permite a eliminação da pegada de carbono, poupando cerca de 45 kg de CO2 por habitante por ano. Foi neste contexto que Eleonora Santos foi entrevistada pela rádio Cister.

A tecnologia baseada em algas descrita neste estudo consiste em tanques de algas de alta qualidade. “Nestes tanques rasos (tipicamente com uma profundidade entre 30cm e 50cm), as águas residuais circulam através de uma roda de pás de baixa potência, removendo os resíduos orgânicos e nutrientes em curtos tempos de retenção (4 a 10 dias), em comparação com os sistemas de tanques convencionais. Estas lagoas têm outra vantagem: a de fornecer a produção de biomassa de algas que podem ser vendidas, aumentando os lucros das Estações de Tratamento de Águas Residuais”, refere Eleonora Santos.

O estudo, que discute aspectos tecnológicos e de gestão que conduzem a uma maior poupança de energia nas estações de tratamento de águas residuais portuguesas, foi desenvolvido numa parceria multidisciplinar com investigadores da Universidade da Beira Interior e do Shannon Applied Biotechnology Center (Limerick Ireland).

ICARME refletiu a internacionalização do Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia

Nos passados dias 29, 30 de junho e 1 de julho a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi o palco da International Conference on Applied Research in Management and Economics (ICARME) que teve como tema “Rethinking Management and Economics in the (New) 20’s”. Este evento contou com a organização do Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) e seus investigadores.
É de destacar que a conferência ICARME registou uma grande adesão de diversos investigadores e participantes provenientes de diversas nacionalidades como Brasil, Húngria, Quênia, Irlanda, Holanda, Egito, entre outras, que puderam participar presencialmente ou virtualmente.
Após a sessão de abertura e a sessão plenária, que contou com a presença do Ph.D. Derek McInerney, os participantes puderam apresentar e assisitir a trabalhos científicos nas áreas de Contabilidade, Economia e desenvolvimento regional, Empreendedorismo, Finanças, Gestão da Saúde, Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Sistemas de gestão e informação, Marketing, Operações, PME e empresas familiares, Estratégias, Sustentabilidade, Ensino e investigação em gestão.
O evento prevê a oportunidade de futuras publicações científicas para os trabalhos selecionados através de um processo de revisão por pares duplo-cega, no Conference Proceedings publicado pela Springer com base nas recomendações dos revisores, ou mesmo, em revistas indexadas.
Além do âmbito científico, o ICARME oraganizou almoços, jantar de Gala e Programa Social para assegurar aos participantes presenciais um momento de socialização e descontração, para além de promover a oportunidade de ampliar as redes de contato profissional a nível internacional.
A última sessão plenária foi realizada pelo Ph.D. João Duque. Na sequência decorreu a sessão de encerramento, em que foram atribuídos os prémios “The Best Paper Award” e “The Best Young Researcher Award” aos participantes vencedores.
Recorda-se que este evento também contou com o financiamento por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04928/2020.

Apresentação Pública – Plano estratégico do Aspirante Geoparque Oeste

No próximo dia 14 de junho de 2022, pelas 15:00 horas, será apresentado no Museu Leopoldo de Almeida nas Caldas da Rainha o plano estratégico do aspirante Geoparque Oeste. Este documento é o resultado da parceria entre o Politécnico de Leiria e a Associação Geoparque Oeste (AGEO).
Este Plano Estratégico está inserido no âmbito do projeto que contou com duas investigadoras do Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME), as Professoras Cátia Crespo e Teresa Eugénio, que integraram a equipa técnica do projeto.

Cátia Crespo é a nova coordenadora do CARME

Desde o passado dia 6 de abril de 2022, a Professora Doutora Cátia Crespo, é a nova coordenadora do Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME), do Politécnico de Leiria. Nos próximos três anos, Cátia Crespo dará continuidade no trabalho de excelência iniciado pela Professora Doutora Neuza Ribeiro. A nova coordenadora, também Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi eleita pela maioria dos votos e junta-se à professora Teresa Eugénio (vice-coordenadora) para liderar a unidade.

 
Cátia Crespo recebeu o grau de Doutora em Gestão (2012) no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), com a tese intitulada “Knowledge Transfer within Multinational Corporations: How Well Does it Flow?”. Em 2007 ingressou no Departamento de Gestão e Economia da ESTG, após trabalhar como professora assistente na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, e consultora na Augusto Mateus & Associados. Foi, ainda, coordenadora do curso de Mestrado em Marketing Relacional (2014-2016), coordenadora do Departamento de Gestão e Economia (2017-2019), membro da Comissão Científica da Licenciatura em Marketing (2012-2019) e do mestrado em International Business (2013-2015). No âmbito da investigação científica as suas áreas de interesse são o marketing internacional e os negócios internacionais.

Call for Papers – GECAMB 2022 – 9th Conference on Environmental Management and Accounting

Encontra-se aberto o prazo de submissão de artigos para a 9th Conference on Environmental Management and Accounting, que tem como tema “Modernização e Responsabilização na Gestão Social e Ambiental e Contabilidade”. A conferência terá lugar na Universidade de Aveiro, nos dias 4 e 5 de Novembro de 2022, no formato virtual.

Este evento é co-organizado pelo CARME.

Datas a recordar:

18 de Julho de 2022 – Prazo de entrega de trabalhos completos. Submeta o seu trabalho utilizando a Plataforma CMT.

19 de Setembro de 2022 – Resposta aos autores

10 de Outubro de 2022 – Prazo de registo dos autores

Comité Organizador:

Graça Azevedo, Alberto J. Costa, Francisco Carreira, Irina Saur-Amaral, Maria Anunciação Bastos, Teresa Eugénio

Para mais informações visite o website da conferência: https://gecamb.wordpress.com/

[Call for Papers]

Seminário online do projeto internacional Youngmob sobre o comportamento dos Jovens no uso do Smartphone

Na passada quarta-feira, 23 de março de 2022, teve lugar o seminário Youngmob – Multiplier Event organizado pelo CARME, Politécnico de Leiria. O evento online contou com as intervenções do Dr.  José Eduardo Ramadas psicólogo especialista em dependências e distúrbios, e da Dra. Sónia Leirião, psicóloga pediátrica de jovens e adolescentes. As professoras Alzira Marques, Neuza Ribeiro e Susana Rodrigues apresentaram os principais objetivos alcançados pelo projeto, bem como a app que identifica o nível de dependência dos jovens no uso dos smartphones e os auxilia no processo de aprendizagem do seu correto uso. Inscreveram-se neste evento cerca de 53 pessoas, dentre elas representantes de associações de pais, professores, pais e mães, psicólogos, estudantes e público em geral que puderam desfrutar duma troca de conhecimentos sobre o tema e tomar conhecimento das recomendações que resultaram do trabalho científico realizado, que serão posteriormente disseminadas pelo público-alvo. Este seminário, enquadra-se no desenvolvimento do projeto internacional Youngmob, que conta com 6 parceiros de 4 países: Espanha, Eslovénia, Itália e Portugal.


Mais informações sobre o projeto: https://youngmob.eu/

Special issue on the theme “Sustainability and Human Resources Management: Evaluating Challenges and Impacts for the Employee-Organization Relation” in the journal Administrative Sciences indexed in Scopus, MDPI, with submissions open until 30 June 2022

Para mais informações: https://www.mdpi.com/journal/admsci/special_issues/sustainability_leadership

ICARME divulgado nos Jornais Diário de Leiria e Ensino Magazine

A Conferência Internacional sobre Investigação Aplicada em Gestão e Economia (ICARME) foi destaque na nota de imprensa do Diário de Leiria e, também, no suplemento Saúde e Educação do jornal Ensino Magazine. Em entrevista aos veículos de comunicação a Professora Neuza Ribeiro revelou quais são os principais objetivos a serem alcançados com a realização deste evento. 

Para mais informações: www.ensino.eu/ensino-magazine/politecnico/2022/conferencia-debate-gestao/

Diário de Leiria

Ensino Magazine

Bolsa de Investigação (BI)

Bolsa de Investigação para as áreas de Biotecnologia, Gestão, Contabilidade, Economia e afins.

A bolsa é destinada para licenciados inscritos num mestrado, num mestrado integrado, doutoramento ou inscrito em curso não conferente de grau académico, nomeadamente cursos de formação avançada ou pós-graduações. 

Duração: A bolsa terá a duração de 12 meses. 

Para mais informações: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/733353

Investigadora do CARME entrevistada pelo Jornal Económico de 14 de janeiro de 2022

Jornal Económico, no suplemento Universidades, levou ao conhecimento dos seus leitores as principais atividades que estão a decorrer no âmbito do projeto europeu ReinovaSi, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do Programa INTERREG. 

Na entrevista a este jornal, a professora Maria Eduarda Fernandes, coordenadora do projeto, falou de alguns dos maiores desafios encontrados para desenvolver as atividades do ReinovaSi num período de pandemia, bem como dos principais resultados já conquistados e os que se esperam ainda alcançar até ao término do projeto.

Para mais informações: [Download]

Prémio de melhor comunicação em educação empresarial é atribuído a membros do CARME em Seminário organizado pela Universidade de Salamanca

O trabalho “O ensino do Desenvolvimento Sustentável e o futuro profissional de contabilistas e auditores: a perspetiva dos estudantes e Reguladores profissionais” foi reconhecido como a melhor comunicação do SEMINÁRIO XXIII LUSOESPANHOL SOBRE ECONOMIA EMPRESARIAL em Salamanca, Espanha, sob o tema educação empresarial.

O trabalho é da autoria das doutoras Sónia Gomes (Politécnico de Leiria), Susana Jorge (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Teresa Eugénio (CARME-IPLeiria).

Para mais informações consultar a página: https://sleeesalamanca.usal.es/premios/

Investigador do CARME participa em projeto de pesquisa internacional

O investigado do CARME, doutor Ronnie Figueiredo, representará Portugal num estudo global sobre as atitudes das pessoas face à tecnologia na resolução de problemas sociais e éticos. A investigação será coordenada pelo Centro de Tecnologia de Inteligência Artificial para a Humanidade (AiTH) da NUS Business School (Universidade Nacional de Singapura). O doutor Ronnie Figueiredo apoiará o Prof. David De Cremer num esforço de recolha de dados transnacional para estudar o “technosolutionism” e a “inteligência artificial como instrumento ético”. O investigador do CARME será o líder em Portugal na recolha de dados, para uma publicação internacional de alto nível envolvendo todos os líderes e seus países.

Call for Papers – International Conference on Applied Research in Management and Economics (ICARME)

Encontra-se aberto o prazo de submissão de artigos para a International Conference on Applied Research in Management and Economics (ICARME), que tem como tema “Rethinking Management and Economics in the (New) 20’s”. A conferência terá lugar de 29 de Junho a 1 de Julho de 2022 em Leiria, Portugal, no formato híbrido.

 

Datas importantes: 

Submissão de artigos: 22 de novembro de 2021 – 22 de fevereiro de 2022

Notificação de aceitação: 11 de abril de 2022

Registro antecipado até: 30 de abril de 2022

Para mais informações visite o website do ICARME carme.ipleiria.pt/en/icarme/ ou entre em contato através do endereço de e-mail icarme@ipleiria.pt.

Bolsa de Iniciação à Investigação (BII)

Bolsa de Iniciação à Investigação para a área de gestão.

A bolsa é destinada para estudantes inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado

integrado ou num mestrado integrado ou num mestrado.

Duração: A bolsa terá a duração de 6 meses

Para mais informações visite o site: https://www.ipleiria.pt/wp-content/uploads/2021/10/2_Edital_27_outubro-3.pdf

Prémio de melhor artigo científico é atribuído a membros do CARME

O artigo “Avaliação do valor social: cortar o nó górdio” foi reconhecido como o melhor artigo científico da 8ª Conferência Internacional de Investigação EMES, em Espanha, na sessão avaliação de valor e impacto ao longo do tempo.
O trabalho é da autoria das doutoras Irene Ciccarino (CARME-IPLeiria), Susana Rodrigues (CARME-IPLeiria) e doutor Jorge Ferreira (IAG-PUC, Rio de Janeiro/Brasil).

Para mais informações, veja o ficheiro na página 41: https://emes.net/content/uploads/EMES-Conference-report-2021-EN.pdf

The call for papers is open for the special issue “Leadership, Diversity and Inclusion in Organizations” to be published in Frontiers in Psychology (Scopus). The deadline for abstract submission is 07 November 2021 and for full paper submission 06 January 2022.

Para mais informações: https://bit.ly/2WLgx2c 

Prémios I&D+i Politécnico de Leiria 2021 – CARME ocupa quinto lugar no Top 5 de Unidades de Investigação na categoria +crescimento

O Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) garante o quinto lugar do ranking na categoria “+ Crescimento”. A conquista desta posição é o resultado do esforço produtivo do CARME que, no ano civil anterior, apresentou um percentual de 88% de crescimento favorável com a sua produção científica.

Diante deste reconhecimento, o CARME reitera a sua missão de “contribuir para o desenvolvimento e a inovação regional”, visando “desempenhar um papel central como plataforma de cocriação de conhecimento entre I&D, ensino superior, indústria e parceiros sociais”.

Para mais informações: https://www.ipleiria.pt/premios-idi-politecnico-de-leiria-2021/

O 1º lugar no ranking do prémio +publicação científica internacional é conquistado por uma investigadora do CARME

A professora doutora Neuza Ribeiro ocupa o primeiro lugar do “Prémio + Publicação Científica Internacional”, destinado a investigadores na área de Ciências Sociais e Humanidades e atribuído pelo Politécnico de Leiria, neste ano de 2021. No mesmo ranking, as investigadoras do CARME, Cátia Crespo e Ana Sofia Lopes, integram a 2ª e 9ª posição, respetivamente, no TOP 10.  

Os Prémios I&D+i do Politécnico de Leiria tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores, investigadores e bolseiros de investigação que mais contribuíram, no anterior ano civil, para a projeção internacional das atividades científicas realizadas na instituição (06 de outubro de 2021).

Para mais informações: https://www.ipleiria.pt/premios-idi-politecnico-de-leiria-2021/

CARME reforça a internacionalização do ensino e da investigação de qualidade

Na sequência do recente protocolo assinado entre o Politécnico de Leiria e a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil, recebemos 2 professores visitantes:  Miguelangelo Gianezini e Kelly Gianezini para um período de 6 meses no CARME.  

Chegou também a professora Izabel Sousa, para um período mais curto de doutoramento sanduíche. A Izabel está a ser orientada em Portugal pelas Professoras Teresa Eugénio (CARME) e Dulcineia Ramos (CITUR). Os seus orientadores no Brasil são os professores Silvio Parodi e Miguelangelo Gianezini.  

Sendo a professora Izabel a atual Diretora UNESC – Campus Araranguá e o professor Miguelangelo, o responsável pela internacionalização da UNESC em particular no que toca ao programa PPG em Desenvolvimento Socioeconômico (Mestrado & Doutorado), estiveram reunidos na passada semana com o Presidente do Politécnico de Leiria, professor Rui Pedrosa.  

Estão já a ser pensadas novas formas de colaboração nomeadamente a vinda de outros estudantes, o intercambio de docentes, a continuação de aulas abertas e participação em júris de avaliação de mestrado e doutoramento. Prevemos que esta parceria possa dar muitos frutos e aproximar duas instituições com objetivos comuns: alcançarem um ensino e investigação de qualidade. (28 de setembro de 2021) 

Special issue on the theme “Leadership and Employees’ Performance on the Verge of a New Era: The Challenges Brought by COVID-19 on Workplaces” in the journal Administrative Sciences indexed in Scopus, MDPI, with submissions open until 30 September 2021

For more information visit the website https://bit.ly/3rMTMWN

Bolsa de investigação pós-doutoramento

Bolsa de Investigação para a área científica das Ciências Sociais

Para mais informações visite o website https://www.ipleiria.pt/wp-content/uploads/2021/07/3_Edital.pdf

Inês Lisboa integra equipa que recebeu o “Prémio de Investigação Alfredo da Silva”

A investigadora do CARME Inês Lisboa, integrou a equipa do projeto “CBmeter – um novo dispositivo para deteção precoce de diabetes mellitus tipo II” vencedor do “Prémio de investigação Alfredo Silva”, no passado dia 30 de junho.

Na categoria “Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria”, esta equipa somou um importante galardão para o Instituto Politécnico de Leiria. Com este prémio entregue pelas mãos do Sr. Presidente da República, fica evidente o reconhecimento das atividades científicas que estão a ser desenvolvidas no Politécnico de Leiria, como motor do “conhecimento ao serviço da sociedade”, referiu a líder da equipa.

Recorda-se que este prémio está inserido no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial Alfredo da Silva, a Fundação Amélia de Mello em colaboração com a COTEC institui uma Bolsa de investigação em inovação tecnológica que visa estimular projetos de investigação científica no domínio da inovação tecnológica, indústria e mobilidade.

Investigadora do CARME participa no programa “Portugal em Direto”, da Antena 1

O projeto “ShareFOREST”, liderado pela Universidade de Aveiro e pelo Politécnico de Leiria, e em parceria com a OIKOS, esteve em destaque no programa “Portugal em Direto”, da Antena 1 no passado dia 13 de maio. Contou com a participação da investigadora do CARME Maria Eduarda Fernandes, Co-Responsável pelo projeto que, na ocasião, comentou sobre a importância de “alargar o debate na sociedade civil” e considerou que as decisões futuras sobre a gestão florestal devem fazer parte da agenda política em Portugal. O projeto “ShareFOREST” prevê desenvolver e operacionalizar uma metodologia e agenda de participação pública para as Matas do Litoral afetadas pelos incêndios de 2017.

Plano de ação desenvolvido por investigadoras do CARME é premiado

Segundo o Jornal de Leiria (edição de 9/05), o Município da Batalha será premiado pela boa execução do seu Plano de Ação de Regeneração Urbana. Este Plano, desenvolvido pelas Professoras Ana Sofia Lopes, Ana Sargento e Maria Eduarda Fernandes, investigadoras do CARME, pode ser consultado em http://hdl.handle.net/10400.8/2755 e esteve na base de diversas intervenções para a regeneração urbana de espaços públicos no valor aproximado de 2,7 milhões de euros.

Investigadora do CARME marca presença no debate digital dos Projetos Expresso

Para alcançar as metas definidas até 2050 no Acordo de Paris, o mercado europeu de licenças de carbono desenvolve um papel fundamental neste percurso. Foi neste contexto que a investigadora do CARME, Maria Eduarda Fernandes, participou do 9º debate digital do projeto “50 para 2050”, no passado mês de março, uma iniciativa do Expresso e da BP. Com tema central focado nas “Licenças de Emissão de GEE – A Nova Realidade 2021-2030”, Maria Eduarda Fernandes referiu que a “lógica de escassez pode não ser suficiente para se atingirem as metas para 2050” ainda que considere que o mecanismo tenha vindo a ser melhorado ao longo dos vários períodos do mercado.

Jornal Expresso_ mercados carbono 2021 – 2030

International Public Tender

International public tender for an assistant researcher for the scientific area of Management or Economics

For more information, visit https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/154667349/details/maximized?fbclid=IwAR0WIKkrkkRFTDRRqg04T1gcf7-LvmWV0mPuxeXCBrHUrBP2iCNIBIk0-0Y

In Memory of Professor Rob Gray

On behalf of the CARME, we are deeply saddened to share the news that Rob Gray passed away last 30th of June. This news will be devastating for all of us across the CSEAR network.  We remember his help in implementing the “The Portuguese CSEAR Conference – Gecamb” since 2005, co-organized by CARME. Professor Rob visited our institution in 2005 and 2014.

“The Portuguese are intrinsically linked to the Smartphone”

Região de Leiria publishes Opinion of researchers from CARME, in the “Aqui perto” section, under the YoungMob project– Facing youngsters’ mobile addiction through an innovative technological app.

Award Best Paper attributed to researcher of CARME

The paper “Non-Financial Information Reporting And Assurance: A New Opportunity For Auditors? Evidence From Portugal ” was recognized as best paper in the 15th EIASM Interdisciplinary Workshop on “Intangibles & Intellectual Capital” – Non-Financial and Integrated Reporting,Governance and Value Creation. The paper is authored by Professor Teresa Eugénio (CARME-IPLeiria), Sónia Gomes (ESTG-IPLeiria), Manuel Castelo Branco (University of Porto).

http://www.eiasm.org/frontoffice/event_announcement.asp?event_id=1384#5956

CARME in Top 5 Ranking

CARME was recognized for its performance in 2018 in the top 5 of the Leiria Polytechnic’s 15 research centers.
 

Quartin Graça Award

Marcello Angotti, a researcher at the Federal University of Rio de Janeiro – who did a doctoral internship at the Polytechnic Institute of Leiria, supervised by Professor Teresa Eugénio, researcher of CARME – wanted to “develop a [accounting] framework for assessing the sustainability of the mining industry”, trying with it to answer concretely the question of “if society would have its social costs contemplated in the commercial transactions of iron ore”. It was an innovative approach that earned him the “Quartin Graça Award” in the Economic and Business Sciences category.

https://www.dinheirovivo.pt/campus-santander-universidades-2019/1383053/

Collaboration Protocol for the “Cientificamente Provável” Programme.

On 5th June, the Ministry of Education and the Ministry of Science, Technology and Higher Education agreed on a new Collaboration Protocol for the “Cientificamente Provável” Programme, which establishes partnerships between Research Units and the Portuguese Network of School Libraries of primary and high schools. CARME was represented by our researcher Inês Lisboa.

Communicating science in Ideas for Leaders platform

The paper “How authentic leadership promotes individual performance: Mediating role of organizational citizenship behavior and creativity”, co-authored by Neuza Ribeiro and published in the International Journal of Productivity and Performance Management, was selected by the Ideas for Leaders platform to make its main findings known to executives around the world. Ideas for Leaders (IfL) – is a sister platform to IEDP Developing Leaders. IfL works with the leading global business schools (for example, INSEAD, Standford Business, IMD, Center for Creative Leadership), taking their most relevant business research and summarizing it to be easily and quickly digested by executives – to spark their thinking and maintain their ‘best practice’ knowledge.

Award Best Paper attributed to researcher of CARME

The paper “The role of perceived organizational support and person-organization fit in the relationship between corporate social responsibility and work engagement” was recognized as best paper in the Ethics and Social Responsibility category at the X PostGraduate Conference, Management, Hospitality & Tourism, ISCAL, Polytechnic Institute of Lisbon. The paper is authored by Professor Ana Patrícia Duarte (BRU, ISCTE-IUL), José Neves (Dinamia-IUL) and Neuza Ribeiro (CARME-IPLeiria).