Investigação Aplicada à Região

A região de Leiria, onde o CARME está localizado, é reconhecida como uma região altamente industrializada e exportadora, com empresas na vanguarda da tecnologia. No entanto, o seu tecido empresarial é também caracterizado por uma elevada concentração de pequenas empresas, muitas das quais com necessidade de melhorar as suas capacidades de gestão, conduzindo a uma limitada capacidade de absorção de ganhos de inovação.

A investigação aplicada em Gestão e Economia pode exercer um papel importante na capacitação para a adoção da inovação, particularmente quando levada a cabo em ambiente multidisciplinar. A nossa expectativa é que a investigação realizada no CARME, fortemente orientada para a indústria e sociedade, proporcione soluções locais que permitam às nossas organizações realizar uma adaptação mais suave às iminentes transformações produtivas e de consumo, tais como a digitalização industrial, a servitização e o fast decision-making, tendo sempre em mente a necessidade de adotar processos de produção sustentáveis.

Os investigadores do CARME combinam diferentes áreas de especialização dentro da ampla área de gestão e economia, incluindo: Administração de Empresas, Negócios Internacionais, Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Marketing, Planeamento Regional e Local e Desenvolvimento Sustentável.

Os projetos de I&D aplicados realizados pelos membros do CARME (concluídos e em curso) têm revelado que uma estreita cooperação com empresas regionais, associações setoriais e organizações sem fins lucrativos, maximiza o impacto regional da investigação. Com isso em mente, serão organizados eventos regulares dirigidos à comunidade não científica, com o objetivo de proporcionar o acesso a conhecimentos específicos ou obter pistas sobre problemas específicos da indústria que possam ser abordados por investigadores do CARME e / ou estudantes colaboradores.

Para mais informações, consulte “Notícias e Eventos” ou entre em contacto connosco: carme@ipleiria.pt.